Uma das perguntas que mais fazem sobre a internet é “como os motores de busca funcionam?”, pois essa informação ajuda empreendimentos a conquistar mais clientes e anunciantes.
Essa dúvida é comum também entre criadores de conteúdo que desejam monetizar o seu trabalho, já que estar bem relacionados nos sites de busca é fundamental. O fato é que entender a forma como essa ferramenta atua vai te ajudar a ganhar destaque no mundo digital e sem esse conhecimento fica complicado ter sucesso na Web.
Para que servem os mecanismos de pesquisa?
Os mecanismos de pesquisa são utilizados pelos usuários quando eles possuem uma questão a ser respondida, e por isso, fazem uma consulta na internet.
Os algoritmos do mecanismo de pesquisa são programas que buscam pistas para oferecer às pessoas os resultados exatos que estão procurando como resposta à sua pesquisa.
Por meio dos algoritmos esses mecanismos encontram páginas da Web e decidem quais classificar como relevante para o pesquisador. Por meio dessa classificação é que recebemos uma listagem com as respostas consideradas melhores no topo.
Entenda as três etapas para o funcionamento dos mecanismos de pesquisa
Existem três etapas para o funcionamento dos mecanismos de busca listar as melhores respostas para questão levantada pelo usuário:
– Rastreamento: momento de descoberta do conteúdo;
– Indexação: etapa de arquivamento;
– Classificação: estágio de recuperação.
Etapa 1: Rastreamento
Os mecanismos de busca mandam rastreadores da Web para achar novas páginas e anotar informações sobre elas. O objetivo de descobrir novas páginas que existem e também verificar periodicamente o conteúdo visitado anteriormente é a verificação. Sendo assim, a ferramenta consegue ver se foram feitas alterações.
Esses robozinhos checam as páginas seguindo os links que eles já localizaram em uma busca anterior.
Etapa 2: Indexação
A indexação acontece quando um mecanismo de busca resolve se irá ou não utilizar o conteúdo que localizou. Se uma página rastreada for considerada de qualidade ela será adicionada ao seu índice.
O índice é usado na fase final de classificação do conteúdo e quando uma página da Web ou conteúdo é indexado é criado um arquivo com as informações. Com isso, esse conteúdo ou página pode ser recuperado em outro momento.
O que prejudica a classificação da sua página nessa etapa:
- Conteúdo considerado duplicado;
- Material que é considerado de baixa qualidade ou spam;
- Páginas com problemas para serem rastreadas;
- Página ou domínio sem links de entrada.
Etapa 3: Classificação
O terceiro passo da qualificação de um conteúdo por um mecanismo de busca é o considerado o mais importante: a classificação.
A classificação só pode acontecer depois da conclusão dos passos de rastreamento e indexação. Assim, uma vez que um mecanismo de busca tenha rastreado e indexado o seu site ou blog, ele poderá ser classificado.
Os mecanismos de pesquisa avaliam mais de 200 pontos para classificar o seu conteúdo. A boa notícia é que todos esses pilares se encaixam nos três pilares do SEO:
Por isso, para conseguir uma boa classificação do seu site para os mecanismos de pesquisa é necessário entender sobre regras e estratégias de SEO.