Você já parou para pensar qual nicho escolher para se tornar um JEN? O Jornalista Empreendedor de Nicho (JEN) precisa, obrigatoriamente, de um nicho (e subnicho, se possível). Porém, a definição dessa etapa inicial do processo do JEN, às vezes trava o jornalista.
Se você parar de cara, na escolha do nicho, viver do jornalismo ficará cada vez mais longe da sua realidade.
Sendo assim, nos cabe enfatizar que o nicho de mercado perfeito não existe. Mas, também é possível escolher um nicho sem público de interesse. Então, como saber se o nicho é o certo?
Qual nicho escolher para se tornar JEN?
Antes de escolher o nicho é preciso entender alguns conceitos:
Super nicho
Alguns nichos são de interesse de centenas de pessoas, como por exemplo: saúde, bem-estar, esportes, alimentação, nutrição, moda, beleza e entretenimento.
Nesse caso, esses nichos são conhecidos como super nichos. E, claro, como em qualquer coisa na vida, a escolha do super nicho tem suas vantagens e desvantagens:
– Vantagens
– Um público enorme para consumir o seu conteúdo;
– Facilidade para encontrar pautas;
– Muitos anunciantes disponíveis no mercado.
– Desvantagens
– Mais concorrência;
– É necessário ter diferenciais mais expressivos para se destacar;
– Maior disputa por atenção dos anunciantes.
Micro nicho
O micro nicho é um nicho de mercado pequeno, específico, porém com pessoas interessadas. Geralmente o micro nicho é um segmento que tem pouca concorrência, uma vez que as pessoas e empresas tendem a focar em super nichos. No entanto, isso vem mudando cada vez mais.
Um exemplo de micro nicho dentro da comunicação são mídias sociais voltadas para as indústrias. Nesse caso o conteúdo é bem técnico e traz informações importantes para o mercado.
Subnicho
Ainda falando sobre nichos, podemos citar o subnicho, que é uma fatia do mercado, um pedaço do nicho. Vale frisar que o subnicho é maior que o micro nicho.
A escolha de um subnicho dentro do nicho faz com que você diminua a concorrência, mas sem deixar de ter um público grande o suficiente para se comunicar.
O nicho de mercado certo é o nicho que você gostar de atuar
É claro que o nicho precisa ter público, como já explicamos. Mas, o nicho de mercado ideal para você é o que você tem interesse de atuar.
Por isso, liste áreas de interesse que você tenha o hábito de consumir conteúdo. Dessas áreas, avalie o público de interesse. Assim você vai encontrar mais rapidamente o nicho que você está disposto a atuar.
Público de interesse crescente
E para finalizar a sua análise de nicho ideal, vale lembrar que têm nichos que estão em franco crescimento. Se você se identificar com algum nicho que têm potencial de crescimento de público, vale a pena investir.
Gostaram? Publique nas suas redes sociais e recomende para os seus colegas jornalistas.